• A guerra do pente: dia que Curitiba explodiu!

     Onde você estava quando essa guerra ocorreu?

    Antes da guerra, a fonte. Existe um programa numa TV local paranaense que se chama: “ONDE VOCÊ ESTAVA?”. O foco do programa é trazer a tona acontecimentos da história do Paraná. Um desses acontecimentos foi a Guerra do Pente.
     

    Uma guerra bizarra é verdade e que mais parece lenda urbana!

    Começou assim: o então governador do Estado do Paraná, Moyses Lupion (1959), iniciou uma campanha para aumento da arrecadação tributária chamada de "Seu Talão Vale um Milhão". A promoção consistia em juntar comprovantes fiscais de compra e trocar por um cupom que daria o direito ao sorteio de um milhão de cruzeiros.

    Ai, ao comprar um pente, o cliente solicitou o comprovante e o dono da loja por considerar o valor insignificante, recusou-se a dar. Eles se desentenderam e de ofensas verbais a loja foi apedrejada e o mesmo ocorreu com outros pontos no centro da cidade. 

    Mas por quê? Atribui-se a uma xenofobia. Isso porque os comerciantes do centro da cidade são considerados como turcos. Na verdade são árabes, italianos, judeus e brasileiros. 

    O protesto, além da depredação dos imóveis teve alguns feridos, inclusive o cliente do pente, ferido pelo dono da loja.

    Confesso que não fosse a credibilidade das informações, eu não acreditaria. E por hora procuro por um documentário com essa história.

     

    Segue abaixo divulgação do documentário:

     

     
     

  • Commentaires

    Aucun commentaire pour le moment

    Suivre le flux RSS des commentaires


    Ajouter un commentaire

    Nom / Pseudo :

    E-mail (facultatif) :

    Site Web (facultatif) :

    Commentaire :